
O mercado brasileiro de cartões vai ganhar um novo concorrente de peso ainda este ano. A UnionPay, gigante chinesa dos meios de pagamento, se prepara para iniciar suas operações no Brasil com a emissão de cartões de crédito voltados ao consumidor final.
A chegada da UnionPay promete mexer com um cenário dominado por bandeiras tradicionais como Visa, Mastercard, Elo e American Express. Presente em mais de 180 países e regiões, a UnionPay já é amplamente aceita em maquininhas de cartão no Brasil, principalmente em pontos turísticos, hotéis e estabelecimentos voltados a estrangeiros — especialmente chineses.
Agora, o plano é dar um passo adiante: emitir cartões diretamente no país, oferecendo uma alternativa aos consumidores brasileiros.
O que esperar dos cartões UnionPay no Brasil?
Ainda não há muitos detalhes sobre os produtos e benefícios que serão oferecidos, mas a expectativa é que a UnionPay traga condições competitivas, como:
- Programas de recompensas ou cashback;
- Integração com carteiras digitais;
- Isenção ou descontos de anuidade;
- Benefícios em viagens, especialmente para quem viaja à Ásia.
Outro ponto que pode atrair os consumidores é a possibilidade de usar os cartões UnionPay em viagens internacionais, especialmente em países onde a bandeira tem grande aceitação, como China, Rússia, Emirados Árabes, Tailândia e outros destinos asiáticos.
Concorrência acirrada no setor
A entrada da UnionPay acontece em um momento em que os brasileiros estão cada vez mais atentos aos benefícios oferecidos pelos cartões de crédito — como acesso a salas VIP, acúmulo de milhas, seguros e facilidades para viagens.
Bandeiras como Visa e Mastercard ainda dominam o mercado, mas a Elo vem crescendo com ofertas exclusivas em bancos como Banco do Brasil e Caixa. Já a American Express mantém seu apelo premium, focando em clientes de alta renda. A chegada da UnionPay pode ser uma oportunidade para diversificar ainda mais esse portfólio e forçar as concorrentes a melhorarem suas condições.
Fique atento: Assim que mais informações forem divulgadas — como emissores, benefícios e exigências —, o Manual do Passageiro vai trazer todos os detalhes.